Linhas de Pesquisa
Uma definição consistente das linhas de pesquisa leva em conta não apenas a formação, como também o trabalho dos
professores e pesquisadores que atuam na Instituição. Quanto ao problema do método, é fundamental evitar riscos opostos
e complementares: de um lado, uma pluralidade de saberes que, de tão aberta, se torna inconsistente e relativista; de
outro, a redução posta pelos mitos da objetividade, acompanhada da armadilha de uma “pesquisa de resultados”.
Na perspectiva apresentada, o Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação da FEBF se desenvolve em três
linhas de pesquisa que procuram incluir tanto os saberes que se ensinam, aprendem e criam na escola e os saberes que se
ensinam, aprendem e criam fora da escola – a saber:
EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CULTURA
Ementa: Se caracteriza por articular pesquisas no campo da Educação, da Comunicação, da Cultura (e suas interfaces com a Cibercultura), a partir das seguintes perspectivas: incluir questões sobre o conhecimento, a cultura, os sujeitos da escola, as tecnologias e a sociedade em rede; a presença de artefatos culturais em processos curriculares; práticas culturais, comunicacionais, educativas presentes nas periferias urbanas, bem como seus processos históricos; a formação de educadores/pesquisadores sintonizados com a cultura contemporânea; processos pedagógicos em outros espaços sociais e culturais; múltiplas linguagens e seus potenciais comunicacionais; a produção multimídia, transmídia, visual e audiovisual vivenciada nas práticas cotidianas.
Docentes da Linha ECC
EDUCAÇÃO, ESCOLA E SEUS SUJEITOS SOCIAIS
Ementa: As investigações contemplam o fenômeno educativo a partir da educação escolar, tendo em perspectiva a relação dos distintos sujeitos sociais que constituem essa experiência, em diferentes tempos e espaços. A educação é investigada na inexorável relação com o Estado, a cultura e a sociedade, sendo eixos temáticos as políticas públicas, regimes de colaboração, a atuação das organizações da sociedade civil, os processos de gestão, de avaliação de aprendizagens e de avaliação institucional, processos históricos de institucionalização dos recursos materiais e financeiros, disciplinas escolares, métodos pedagógicos e agentes educativos. A correlação entre educação, cultura e periferias também é abarcada nas temáticas do patrimônio e da educação patrimonial.
Docentes da Linha EESS
EDUCAÇÃO, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIFERENÇAS
Ementa: Focaliza estudos de diferentes formas de educação que dialogam com os movimentos sociais diversos e relacionados às subjetividades coletivas, grupos sociais, culturais e identidades subalternizadas e oprimidas, à educação formal e não formal, às relações étnico-raciais, à educação do campo, à educação indígena, às epistemologias emergentes, às relações de gênero e sexualidades diversas, às desigualdades e diferenças nas práticas educativas. A linha oferece, também, subsídios relevantes para discussões contemporâneas que abordam relações com os estudos interculturais, com a colonialidade/descolonialidade, com paradigmas epistemológicos dissidentes e suas influências nos processos educativos.
Docentes da Linha EMSD